sexta-feira, 31 de maio de 2013

Rubem Alves

Não havíamos marcado hora, não havíamos marcado lugar. E, na infinita possibilidade de lugares, na infinita possibilidade de tempos, nossos tempos e nossos lugares coincidiram. E deu-se o encontro.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Ana Jácomo

Que Deus ouça as preces que lhe dirijo quando amanheço revigorada e anoiteço tranquila. Quando consigo manter uma relação mais gentil com as lembranças difíceis que, às vezes, ainda me assombram. Quando posso desfrutar do contentamento mesmo sabendo que existem problemas que aguardam eu me entender com eles. Quando não peço nada além de força para prosseguir, por acreditar que, fortalecida, eu posso o que quiser, em Deus.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Pedro Bial

Poesia não dá camisa.
Mas quando o poeta tem uma musa,
não precisa de blusa,
vive de brisa.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Lya Luft


Os sentimentos humanos certo dia se reuniram para brincar. Depois que o Tédio bocejou três vezes porque a Indecisão não chegava a conclusão nenhuma e a Desconfiança estava tomando conta, a Loucura propôs que brincassem de esconde-esconde. A Curiosidade quis saber todos os detalhes do jogo, e a Intriga começou a cochichar com os outros que certamente alguém ali iria trapacear. 
O Entusiasmo saltou de contentamento e convenceu a Dúvida e Apatia, ainda sentadas num canto, a entrarem no jogo. A Verdade achou que isso de esconder não estava com nada, a Arrogância fez cara de desdém pois a idéia não tinha sido dela, e o Medo preferiu não se arriscar: “Ah, gente, vamos deixar tudo como esta”, e como sempre perder a oportunidade de ser feliz. 

A primeira a se esconder foi a Preguiça, deixando-se cair no chão atrás de uma pedra, ali mesmo onde estava. O Otimismo escondeu-se no arco-íris, e a Inveja se ocultou junto a Hipocrisia, que sorrindo fingidamente atrás de uma arvore estava odiando tudo aquilo. 
A Generosidade quase não conseguia se esconder porque era grande, e ainda queria abrigar meio mundo, a Culpa ficou paralisada pois já estava mais do que escondida em si mesma, a Sensualidade se estendeu ao sol num lugar bonito e secreto para saborear o que a vida lhe oferecia, porque não era nem boba nem frígida; o Egoísmo achou um lugar perfeito onde não cabia ninguém mais. 
A Mentira disse para Inocência que ia se esconder no fundo do oceano, onde a inocente acabou afogada, a Paixão meteu-se na cratera de um vulcão ativo, e o Esquecimento já nem sabia o que estava fazendo ali. 
Depois de contar 99 a Loucura começou a procurar.
Achou um, achou outro, mas ao remexer num arbusto espesso ouviu um gemido: era o Amor, com os olhos furados pelos espinhos.
A loucura o tomou pelo braço e seguiu com ele, espalhando beleza pelo mundo. Desde então o Amor é cego e a Loucura o acompanha. Juntos, fazem a vida valer a pena.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Cora Coralina

Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz e justiça. Digo o que penso, com esperança. Penso no que faço, com fé. Faço o que devo fazer, com amor. Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende. Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir.

domingo, 26 de maio de 2013

Ralph Waldo Emerson

Ser você mesmo em um mundo que está constantemente tentando fazer de você outra coisa é a maior realização.

sábado, 25 de maio de 2013

Zuza Zapata

Me dê a chance de fazer das nossas vidas algo precioso que te darei todas as certezas do mundo Feche os olhos e se jogue sem medo do que existe logo à frente Te vi correndo de vestido branco, cabelos soltos e sorriso estampado no vento Cuido das flores e penso em você, rego com toda delicadeza do mundo. E então, enxergo a fragilidade que você finge não ter Desabe, desmorone, chore até as lágrimas secarem Estarei de braços estendidos ao seu lado Entrelace os dedos nos meus dedos e vamos como sempre fomos pela cidade em movimento Enfrentando o calor, o frio, o tédio e o trânsito Não existe acaso, não somos de passagem Eu te provo todo mistério que existe em nosso itinerário desde as primeiras palavras trocadas Há energia triusfante do universo conspirando a nosso favor E quando perguntaram ao Leminski se amor acaba prontamente ele respondeu que não Que se transforma ou em raiva, ou em rima. O meu por você é prosa diária, poesia horária, minuto a minuto confirmando a existência Desse fio imaginário que nos une Então, não ignore os sinais, não parta sem experimentar toda beleza para nós guardada Aceite meu abraço, meu beijo, meu jeito, meu sexo, meu lapso, a violência que cometo contra mim, a integridade que ofereço a você Pois sou grato pelo seu colo, seu afago, pelo seu perdão, os conselhos que me doa, pelo seu sono que vigio, pela integridade que oferece a mim e a violência contra mim que não me deixa cometer Aceite nossa existência e essa condição a nós dois imposta bem antes de nascermos A de que fomos feitos um para o outro E que o caminho nessas terras percorreremos juntos Jogue todos os pesos para bem longe e venha flutuar comigo, meu amor, meu abrigo!

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Tarthang Tulku

Quando aprendemos a lidar diretamente com nossas queixas e dificuldades, idéias romantizadas do caminho espiritual deixam de ter significado. Nós vemos que o que é importante é assumir responsabilidade por nós mesmos, e sempre estarmos conscientes de nossos pensamentos, sentimentos e ações.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Mahatma Gandhi

Quando a alma está feliz, a prosperidade cresce, a saúde melhora, as amizades aumentam, enfim, o mundo fica de bem com você... O mundo exterior reflete o universo interior.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Desconheço

“Você penetra a esfera da perda da autoridade ou da impotência quando você usa a palavra deveria, porque ‘deveria’ implica que você está operando sob a ordem de outra pessoa. Gostaríamos de lembrar que você é soberano para si mesmo. Se você não preparar o seu veículo molecular para ser independente por si próprio e para dizer ‘não’ às pessoas que você quer dizer ‘não’, então você vai ficar perdido na confusão que está por vir.” 

terça-feira, 21 de maio de 2013

Dráuzio Varella



Uma relação tem que servir para você se sentir 100% à vontade com outra pessoa, à vontade para concordar com ela e discordar dela,  para ter sexo sem não-me-toques ou para cair no sono logo após o jantar, pregado.

Uma relação tem que servir para você ter com quem ir ao cinema de mãos dadas, para ter alguém que instale o som novo enquanto você prepara uma omelete,  para ter alguém com quem viajar para um país distante, para ter alguém com quem ficar em silêncio sem que nenhum dos dois se incomode com isso.

Uma relação tem que servir para, às vezes, estimular você a se produzir, e, quase sempre, estimular você a ser do jeito que é, de cara lavada e bonita a seu modo. 

Uma relação tem que servir para um e outro se sentirem amparados nas suas inquietações, para ensinar a confiar, a respeitar as diferenças que há entre as pessoas, e deve servir para fazer os dois se divertirem demais, mesmo em casa, principalmente em casa. 

Uma relação tem que servir para cobrir as despesas um do outro num momento de aperto, e cobrir as dores um do outro num momento de melancolia, e cobrirem corpo um do outro quando o cobertor cair. 

Uma relação tem que servir para um acompanhar o outro ao médico, para um perdoar as fraquezas do outro, para um abrir a garrafa de vinho e para o outro abrir o jogo, e para os dois abrirem-se para o mundo, cientes de que o mundo não se resume aos dois.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Carlos Drummond de Andrade

Pois namorar não é só juntar duas atrações, no velho estilo ou no moderno estilo, com arrepios, murmúrios, silêncios, caminhadas, jantares, gravações, fins-de-semana, o carro à toda ou a 80, lancha, piscina, dia-dos-namorados, foto colorida, filme adoidado, rápido motel onde os espelhos não guardam beijo e alma de ninguém. Namorar é o sentido absoluto que se esconde no gesto muito simples, não intencional, nunca previsto, e dá ao gesto a cor do amanhecer, para ficar durando, perdurando, som de cristal na concha ou no infinito.

domingo, 19 de maio de 2013

José Saramago

E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?

sábado, 18 de maio de 2013

Caetano Veloso

Teu corpo combina com meu jeito  Nós dois fomos feitos muito pra nós dois  Não valem dramáticos efeitos Mas o que está depois  Não vamos fuçar nossos defeitos  Cravar sobre o peito as unhas do rancor  Lutemos mas só pelo direito  Ao nosso estranho amor.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Warren Buffett

Dos sete pecados capitais, a inveja é o mais idiota, porque não faz você se sentir melhor. Você se sente pior.
Tive bons momentos com a gula... e nem vamos falar da luxúria.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Nelson Rodrigues

Amigos, ninguém mais obstinado do que o sujeito que é portador de um erro colossal. Repito: o ser humano acredita mais nos seus equívocos do que nas suas verdades.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Martha Medeiros

Às vezes, estamos sem rumo, mas alguém entra em nossa vida, e se torna o nosso destino.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Fabrício Carpinejar

Quem pensa demais não faz, não se arrisca, não se entrega. O pré-requisito é criado para impedir que mudanças aconteçam. É necessário ser imaturo para amar. É necessário ser imaturo para engravidar. É necessário ser imaturo para juntar as tralhas e pertences, construir uma casa em comum, e seguir ameaçado pelo humor do próximo. Merece o amor quem trabalha por ele, quem sofre por ele, quem não quis ser mais inteligente do que sensível.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Pe. Fabio de Melo

Você é quem decide o que vai ser eterno em você, no seu coração. Deus nos dá o dom de eternizar em 

nós o que vale a pena, e esquecer definitivamente aquilo que não vale.

domingo, 12 de maio de 2013

Pe. Fabio de Melo

Só dê ouvidos a quem te ama. Não te preocupes tanto com o que acham de ti. O que te salva não é o que os outros andam achando, mas é o que Deus sabe a teu respeito.

sábado, 11 de maio de 2013

Desconheço

Estar bem e feliz é uma questão de escolha e não de sorte ou mero acaso. É estar perto das pessoas que amamos, que nos fazem bem e que nos querem bem. É saber evitar tudo aquilo que nos incomoda ou faz mal, não hesitando em usar o bom senso, a maturidade obtida com experiências passadas ou mesmo nossa sensibilidade para isso. É distanciar-se de falsidade, inveja e mentiras. Evitar sentimentos corrosivos como o rancor, a raiva, e as mágoas que nos tiram noites de sono e em nada afetam as pessoas responsáveis por causá-los. É valorizar as palavras verdadeiras e os sentimentos sinceros que a nós são destinados. E saber ignorar, de forma mais fina e elegante possível, aqueles que dizem as coisas da boca para fora ou cujas palavras e caráter nunca valeram um milésimo do tempo que você perdeu ao escutá-las.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Marla de Queiroz

Ninguém tem que buscar a si mesmo. A gente só tem que aprender a não se rejeitar. Se dar colo, aprender a receber afeto, querer afeto e saber que não virá aquela hora. A gente tá ali dentro o tempo todo, mas é preciso se olhar com olhos amorosos. Porque fazemos o que podemos diante do que sentimos. E há sempre uma forma de ser e estar além. Quando dói nada disso faz sentido. Mas um dia faz. E funciona.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Chico Xavier

Nasceste no lar que precisavas;
Vestiste o corpo físico que merecias;
Moras onde melhor Deus te proporcionou;
De acordo com teu adiantamento.
Possuis os recursos financeiros coerentes com as tuas necessidades, nem mais, nem menos, mas o justo para as tuas lutas terrenas.
Teu ambiente de trabalho é o que elegeste espontaneamente para a tua realização.
Teus parentes, amigos são as almas que atraíste, com tua própria afinidade.
Portanto, teu destino está constantemente sob teu controle.
Tu escolhes, recolhes, eleges, atrais, buscas, expulsas, modificas tudo aquilo que te rodeia a existência.
Teus pensamentos e vontade são a chave de teus atos e atitudes...
São as fontes de atração e repulsão na tua jornada vivência.
Não reclames nem te faças de vítima.
A mudança está em tuas mãos.
Reprograma tua meta;
Busca o bem e viverás melhor.
Embora ninguém possa voltar e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Marla de Queiroz

Eu sei que existe um caminho mais conservador, convencional, menos excêntrico. Muita gente caminha por ele, já tentaram me dar o endereço. Mas eu, definitivamente, só sei fluir no contrafluxo…

terça-feira, 7 de maio de 2013

Chico Buarque

Acho a coisa mais simples, mais definitiva, pra explicar o amor entre duas pessoas: gostava dela porque era ela, porque era eu.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Marla de Queiroz

Investir no sossego do próprio coração é coisa que não vem com a idade, mas com a ideia de que se pode vivenciar um momento de paz e repouso, é desocupar o peito para abrir espaço para o novo, é entregar-se ao desconhecido com inocência e totalidade, é não ter medo de pronunciar verdades, é ser honesto consigo, com o Outro (...)
Investe no sossego do próprio coração quem não se contenta com pouco.

domingo, 5 de maio de 2013

Carlos Drummond de Andrade

Casa arrumada é assim:
Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa
entrada de luz.
Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um
cenário de novela.
Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os
móveis, afofando as almofadas...
Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo:
Aqui tem vida...
Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras
e os enfeites brincam de trocar de lugar.
Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições
fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.
Sofá sem mancha?
Tapete sem fio puxado?
Mesa sem marca de copo?
Tá na cara que é casa sem festa.
E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.
Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.
Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante,
passaporte e vela de aniversário, tudo junto...
Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.
A que está sempre pronta pros amigos, filhos...
Netos, pros vizinhos...
E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca
ou namora a qualquer hora do dia.
Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.
Arrume a sua casa todos os dias...
Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela...
E reconhecer nela o seu lugar.

sábado, 4 de maio de 2013

Caio Fernando Abreu

Eu quero nós. Mais nós. Grudados. Enrolados. Amarrados. Jogados no tapete da sala. Nós que não atam nem desatam. Eu quero pouco e quero mais. Quero você. Quero eu. Quero domingos de manhã. Quero cama desarrumada, lençol, café e travesseiro. Quero seu beijo. Quero seu cheiro. Quero aquele olhar que não cansa.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Mario Quintana

Tão bom viver dia a dia...
A vida assim, jamais cansa...

Viver tão só de momentos
Como estas nuvens no céu...

E só ganhar, toda a vida,
Inexperiência... esperança...

E a rosa louca dos ventos
Presa à copa do chapéu.

Nunca dês um nome a um rio:
Sempre é outro rio a passar.

Nada jamais continua,
Tudo vai recomeçar!

E sem nenhuma lembrança
Das outras vezes perdidas,
Atiro a rosa do sonho
Nas tuas mãos distraídas...

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Eduardo Nasi

ALIENAÇÃO AMOROSA

Não aceite que um casal de apaixonados entre em seu restaurante.

Vete o ingresso. Permita apenas a reserva de quem tem mais de três meses de relação.

Coloque um anúncio no jornal. Crie uma campanha preventiva. Peça apoio do sindicato.

Um casal de apaixonados traz prejuízo para seu negócio. Arruína o delicado equilíbrio entre custo e benefício. Instala o pânico entre os manobristas.

Terá que pagar hora-extra aos funcionários, aguentar os resmungos do caixa, os desaforos do cozinheiro.

O casal apaixonado é o último a deixar o restaurante. Ele inclusive esquece que está num restaurante.

Entra no local lotado, com as mesas ocupadas e não repara que os vizinhos vão se despedindo e pedindo a conta.

A sensação dos dois é que experimentaram alguns instantes de conversa, mas ela já durou quatro horas.

O apaixonado demora um século para escolher a entrada, come a entrada e lembra do vinho, demora mais outro século para escolher o vinho, toma o vinho e lembra do prato principal, demora mais um outro século para escolher o prato principal, e mais séculos e séculos para sobremesa e café.

Com medo de desagradar, eles repassam generosamente a responsabilidade:

— Pode escolher.

— Não, pode escolher.

— Pode escolher.

— Não, escolhe você.

Não há como ter um orçamento participativo com apaixonados. Eles não decidem nada, apenas ficam rindo.

O lugar esvazia e o menu não evolui. É como um namoro entre Antonio Conselheiro e Jacobina Maurer, entre o transe e a alucinação.

O par será convidado indiretamente a sair, senão permaneceria no salão esperando o amanhecer. O crepúsculo é o único despertador do apaixonado.

O casal é anticomercial, é antiempresarial.

Mesmo com a pressão, as cadeiras subindo em cima da mesa, ele se beija e se dedica cochichos como se nada estivesse acontecendo de anormal.

A casa vira uma churrascaria, um rodízio de espetos invisíveis, com garçons aparecendo a cada cinco minutos e o duo nem se mexe.

Todo casal de apaixonados é alienado, destrambelhado e inoportuno.

E nem entendo o que ele faz em um restaurante. Casal de apaixonados não tem fome.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Mário Quintana


A vida fica mais fácil se a gente
sabe onde fica
os beijos
de que precisamos.