quinta-feira, 13 de junho de 2013

Fabrício Carpinejar

PARA UMA MULHER INDEPENDENTE

Deixe que eu seja gentil. Deixe que puxe a cadeira, espere um pouco, minhas mãos estão chegando ao espaldar, deixe que abra a porta, me dê tempo, minhas mãos estão pousando na maçaneta. Deixe que eu seja gentil, que eu me antecipe a seus incômodos, que procure facilitar suas palavras, que ajude a expressar sua vontade, que concorde com seu silêncio. Deixe que eu seja gentil, meu amor. Minha gentileza não é ditadura. Minha gentileza não é imposição.

Não desejo mandar em você, e sim mostro que não há meu medo de ser dominado.

Deixe que eu dê colo, faça cafuné, massagem nos pés, me mantenha acordado até que durma.

Deixe que eu seja gentil, que tenha a capacidade de adivinhar quando se emocionou ou não, que responda ataques e indelicadezas. Sei que pode se defender sozinha. Não estou lhe chamando de frágil.

Deixe que eu seja gentil, que aceite meu casaco nos ombros no fim da noite, que aceite meu elogio no início do dia.

Deixe que seja gentil, que eu cozinhe seu prato predileto, que arrume a cama, lave a louça e que você não tema a mesura, não pense em conspiração.

Gentileza não é favor. Gentileza não guarda recibo.

Não peço nada em troca, não protesto recompensa.A gentileza é de graça. A gentileza não tem caminho de volta.

Deixe que eu seja gentil, que pague a conta do restaurante, adquira um vestido. Não estou lhe corrompendo, não estou lhe comprando.

Gentileza não é suborno, gentileza não é chantagem.

Não me culpe por ser gentil. Não me entenda errado. Não pretendo controlá-la, logo eu que mal me domino.

Deixe que seja gentil, mimar não é estragar, a grosseria é que destrói.

Deixe que eu seja gentil. Que eu possa tirar seus sapatos, e guardá-los nas gavetas.

Não é machismo, amor, não é machismo cuidar de você. Sei que se vira sozinha desde adolescência, que não precisa de ninguém, nem de meus olhos assustados por um sim.

Mas deixe que eu seja gentil. Que eu possa acompanhá-la até o toalete durante a festa, que possa aguardá-la na saída. Gentileza é se preocupar antes de qualquer problema.

Deixe que eu seja gentil, deixe que seja sua sombra mais frondosa.

Respeitar é jamais esquecer que você está ao meu lado. Sou gentil por saudade antecipada.

Deixe que pego mais coberta, que fecho a janela, que atendo ao interfone e telefone.

Deixe ser sua audição mais apurada: a luz se acende inclusive para os ouvidos.

Não elimine o que recebi de meus pais. A paciência das pequenas urgências.

Deixe que eu seja gentil, não ofereço porque pedia, não irei cobrar.

Gentileza é escolha. Gentileza é destino.

Deixe que eu seja gentil, vou perguntar muitas vezes ao dia como está, não canse de me responder.

Deixe que eu seja gentil, que eu segure seu guarda-chuva, que eu busque um copo de água de madrugada, que eu dobre suas roupas e lembre qual o momento de acordar. Não apague minha educação. Não estou dizendo que você é inútil, só quero ser gentil.

Não estou dizendo que depende de mim, amor, que não valorizo sua liberdade,

Deixe eu ser também você.