sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Osho

(...) é precisamente nesse tipo de situação que ficamos quando nos deixamos aprisionar pelo aspecto hesitante e dualista da mente. "Devo deixar que meus braços se soltem e cair de cabeça para baixo, ou deixar que as minhas pernas se soltem, e cair de pé? Devo vir para cá ou ir para lá? Devo dizer sim ou não?" E seja qual for a decisão que tomemos, sempre estaremos nos questionando se não deveríamos ter decidido do modo contrário.

a única maneira de sair desse dilema é, infelizmente, soltar os dois extremos ao mesmo tempo. Desse impasse você não vai conseguir sair valendo-se de fórmulas, pesando os prós e os contras, ou tentando resolvê-lo de alguma outra forma com a sua mente. Melhor seguir o seu coração, se lhe for possível ter acesso a ele. Se não tiver, simplesmente salte - o seu coração começará a bater tão depressa que não haverá engano a respeito de onde ele está!

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Mateus 6:34

Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. 
Basta a cada dia o seu próprio mal.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Carlos Drummond de Andrade

Os médicos estão fazendo a autópsia
Dos desiludidos que se mataram
Que grande coração eles possuíam
Vísceras imensas, tripas sentimentais
E um estômago cheio de poesia.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Elizabeth Gilbert

O Bhagavad Gita – aquele antigo texto iogue indiano – diz que é melhor
viver o seu próprio destino de forma imperfeita do que viver a imitação
da vida de outra pessoa com perfeição. Então agora comecei a viver a minha própria vida. Por mais imperfeita e atabalhoada que ela possa parecer,
ela combina comigo, de alto a abaixo.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Osho

O amor é estar totalmente aberto, vulnerável. É perigoso, torna-o inseguro. Não podemos perguntar como amar, não podemos perguntar como nos entregar.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Marianne Williamson

Quando achamos que temos tudo planejado,
não conseguimos aprender. O insight verdadeiro
não se revela em uma mente que não está
aberta para recebê-lo.

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Peanuts

- Então, Charlie Brown, o que é o amor pra você?
- Em 1987 meu pai tinha um carro azul.
- Mas o que isso tem a ver com o amor?
- Bom, acontece que todos os dias ele dava carona para uma moça. Ele saía do carro, abria a porta pra ela, quando ela entrava ele fechava a porta, dava a volta pelo carro, e quando ele ia abrir a porta pra entrar, ela apertava a tranca. Ela fazia caretas e os dois morriam de rir. Acho que isso é amor.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Erich Fried

O que?
É absurdo, diz a razão
É o que é, diz o amor

É infelicidade, diz o cálculo
Nada além de dor, diz o medo
É vago, diz o juízo
É o que é, diz o amor

É ridículo, diz o orgulho
É leviano, diz a prudência
É impossível, diz a experiência
É o que é, diz o amor.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Elizabeth Gilbert

- Em vez de tentar tirar os pensamentos da sua mente na marra, arrume alguma coisa melhor para sua mente brincar. Alguma coisa mais saudável.
- Tipo o quê?
- Tipo amor, Sacolão. Puro e divino amor.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Eckhart Tolle

Quando você realmente ouve o que o outro tem a dizer, a calma surge e se torna parte essencial do relacionamento. Mas ouvir com atenção é uma habilidade rara. Em geral, as pessoas concentram a maior parte de sua atenção no que estão pensando. Na melhor das hipóteses ficam avaliando as palavras do outro ou apenas usam o que o outro diz para falar de suas próprias experiências. Ou então não ouvem nada, pois estão perdidas nos próprios pensamentos.

Ouvir com atenção é muito mais do que escutar. Ouvir com atenção é estar alerta, é abrir um espaço em que as palavras são acolhidas. As palavras se tornam então secundárias, podendo ou não fazer sentido. Bem mais importante do que aquilo que você está ouvindo é o ato em si de ouvir, o espaço de presença consciente que surge à medida que você ouve. Esse espaço é um campo unificador feito de atenção em que você encontra a outra pessoa sem as barreiras separadoras criadas pelos conceitos do pensamento. A outra pessoa deixa de ser o "outro". Nesse espaço, você e ela se tornam uma só consciência.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Osho

Em realidade, não se necessita um grande esforço. Só são necessários pequenos esforços, e quanto menores forem, melhor. E se pode proceder sem esforço algum, é ainda melhor. Por isso acontece, acontece muitas vezes, que quanto mais o tenta, mais duro resulta obtê-lo. Seu esforço mesmo, sua tensão, suas ocupações, seu desejo, sua expectativa se convertem na barreira. Mas com um esforço muito pequeno, um esforço sem nenhum esforço, como o chamam no Zen - fazer como se não estivesse fazendo -, acontece facilmente.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

João Cabral de Melo Neto

Sempre evitei falar de mim. Falar-me. Quis falar de coisas.
Mas na seleção dessas coisas, não haverá um falar de mim?

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Lao-Tse

Ser profundamente amado por alguém nos dá força,
amar alguém profundamente nos dá coragem.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Marianne Williamson

É preciso coragem para suportar as fortes dores da autodescoberta, em vez de optar pela dor amena da inconsciência que duraria pelo resto de nossas vidas.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Elizabeth Gilbert

O local de descanso da mente é o coração. A única coisa que a mente escuta o dia inteiro são sinos dobrando, barulho e discussão, e tudo que ela quer é tranqüilidade. O único lugar em que a mente vai encontrar paz é dentro do silêncio do coração. É para lá que você tem de ir.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Simone de Beauvoir

Que nada nos limite, que nada nos defina, que nada nos sujeite. Que a liberdade seja nossa própria substância, já que viver é ser livre.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Bernardo Soares - semi-heterônimo de Fernando Pessoa

Feliz quem não exige da vida mais do que ela espontaneamente lhe dá, guiando-se pelo instinto dos gatos, que buscam o sol quando há sol, e quando não há sol o calor, onde quer que esteja.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Osho

Toda espontaneidade é assim.
A semente tinha sido semeada faz já tempo,
mas não era o momento adequado;
não havia chuva.

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Osho

À razão o coração sempre parece infantil, mas ao coração a razão lhe parece inútil, superficial.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Martha Medeiros

Pessoas com vidas interessantes não tem fricote. Elas trocam de cidade. Investem em projetos sem garantia. Interessam-se por gente que é o oposto delas. Pedem demissão sem ter outro emprego em vista. Aceitam um convite para fazer o que nunca fizeram. Estão dispostas a mudar de cor preferida, de prato predileto. Começam do zero inúmeras vezes. Não se assustam com a passagem do tempo. Sobem no palco, tosam o cabelo, fazem loucuras por amor, compram passagens só de ida.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Fabrício Carpinejar

Liberdade na vida é ter um amor pra se prender. A gente reclama muito da dependência, mas como é maravilhosa a dependência, confiar no outro, confiar no outro a ponto de não somente repartir a memória, mas repartir as fantasias. Confiar no outro a ponto de esquecer quem se foi assim que o outro esteja junto, é talvez chegar em casa e contar seu dia e só sentir que teve um dia quando a gente conta como foi. É como se o ouvido da outra pessoa fosse nossos olhos.

Amar é uma confissão. Amar é justamente quando um sussurro funciona melhor que um grito. Amar é não ter vergonha de nossas dúvidas, é falar uma bobagem e ainda se sentir importante. É lavar louça e nunca estar sozinho. É arrumar a cama e nunca estar sozinho. É aquela vontade danada de andar de mãos dadas durante o dia e de pés dados durante a noite.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Mário Quintana

No fim tu hás de ver que as coisas mais leves
são as únicas que o vento não conseguiu levar.

Carl Jung

O encontro de duas personalidades assemelha-se
ao contato de duas substâncias químicas: se alguma
reação ocorre, ambas são transformadas.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Rainer Maria Rilke

Tem paciência com tudo não resolvido em teu coração e tenta amar as perguntas em ti, como se fossem quartos trancados ou livros escritos em idioma estrangeiro. não pesquises em busca de respostas que não te podem ser dadas, porque tu não as podes viver, e trata-se de viver tudo. vive as grandes perguntas agora. talvez, num dia longínquo, sem o perceberes, te familiarizes com a resposta.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

C.G. Jung

Mas, em geral, o indivíduo é de tal modo inconsciente que não percebe suas próprias possibilidades de decisão. Em vez disso, ele se envolve numa busca constante e ansiosa de regras e regulamentos externos que possam orientá-lo na sua perplexidade. Além da inadequação humana geral, grande parte da culpa por esse estado cabe à educação, que promulga as velhas generalizações e nada informa sobre os segredos da experiência pessoal.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Osho

Nunca pense neste termos - "poderia..." - porque isso não tem fim e não tem sentido. Desse modo, você prosseguirá pensando de uma maneira irrelevante. É suficiente pensar em termos do que exatamente é possível, e não mais do que isso, porque, de outra maneira, esses são caminhos sem sentido que podem levá-lo a se extraviar. Esse padrão de pensar o prejudicará, já que seguirá perdendo aquilo que é.

Assim, sempre perceba um fato como ele é e, se você quiser conhecer algo como ele é, elimine todos os "poderia ser". Se você não conhece os fatos exatos, então saiba que não conhece, mas não tente encobrir sua ignorância com sábias suposições de "poderia...". É assim que encobrimos muitas de nossas deficiências, e é melhor se abster disso.

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Nayara Fernandes

Carnaval, meu querido sua emoção não me atinge.
 Eu sou bem superior a sua euforia vazia.
 Bem avessa a sua multidão sem soma.
Gosto mesmo é da unidade que acrescenta - múltiplas miudezas.
Eu gosto da intimidade com o carinho.
Com o cheirinho que leva e o abraço que traz perfume para dentro.
Eu gosto daquilo que todo mundo esquece num canto.
E faz uma folia danada no meu peito.